Sicoob

Configuração do Pix-online Sicoob.

DADOS PRINCIPAIS. O que preciso para realizar a Integração de Recebimento pelo Pix_Online junto ao eSistemloja?

1 - Certificado Digital - Modelo A1(arquivo. Pois algumas Agencias Bancarias ou Prestadoras de Serviços de Pagamentos (PSPs) , exigem o certificado digital como autenticação, e criam via Portal/Site um Aplicativo que conterá dados necessários a integração entre sistema e banco na utilização do meio de pagamento Pix.

2 - Precisa verificar com sua Agencia como liberar a integração em ambiente de produção para realização de pagamentos e recebimentos via Pix_Oline.

3 - Precisa verificar com o Suporte Técnico um chamado para avaliar a necessidade de Atualização do Sistema e instalação de propriedades que possibilitam esta comunicação com o Banco (eSistemLoja Api). Também avaliar um todo como a necessidade de alteração de licença comercial para uso. No caso de empresas de Gestão (Gerencial) , é necessário que na licença tenha a identificação da Empresa com documento do Responsável (CPF). Já empresas Contábil obrigatoriamente a será o CNPJ. A não ser que seja pessoa física a empresa, como no caso do MEI ou Produtores que utilizam-se de CPF. Nesta ocasião se houver contábil e gerencial o documento informado na gerencial não poderá ser o mesmo da contábil, uma vez que gera duplicidade na gravação do dados podendo gerar atritos também nas transações.

SICOOB:

Abaixo segue orientação quanto a Criação do Aplicativo na Agencia Bancária do SICOOB CREDLIVRE ou Filiais.

Para configuração do Aplicativo de Integração junto a Agencia do SICOOB o usuario do Sistema precisará:

  • Confirmar com seu Gerente se realmente deve ser feito via Portal Sicoob Developers.

    • Será necessário que ele tenha o aplicativo da conta em seu aparelho Celular e que tenha acesso a todos os dados (Admin)

    • Precisara esta disponível para receber orientações de como criar o aplicativo ou verificar informações/Notificações na conta;

INICIANDO A CRIACAO DO APLICATIVO:

eSistemLoja:

1 ) Suporte Técnico deve extrair primeiramente a chave de Segurança do Certificado Digital (extensão.PEM) que será exigida pelo Site do Sicoob na criação do Aplicativo. É necessário que Api já esteja configurada e comunicando com o servidor.

Extraindo a Chave do Certificado:

  • Localize o Arquivo PFX (Certificado do usuario) e faça uma copia do mesmo.

  • Acesse a pasta raiz no disco C do eSistemlojaApi C:\autocom\esistemlojaAPi\Certificate. Na pasta raiz , dentro da pasta Certificate crie uma pasta com o nome do banco/agencia ( Sicoob ). Cole o Certificado dentro da pasta criada com nome do banco/agencia e renoemei o mesmo para melhor localização ("sicoob")

  • Após este passo abra o software eSitemLoja e vá na aba de Configurações Gerais do Sistema - Carteiras Digitais.

  • Selecione o Gateway desejado "Sicoob".

  • No campo Certificado coloque o nome dado ao certificado na pasta da Agencia que criou anteriormente.

  • Informe a senha no campo Senha e mande extrair.

  • Voce pode salvar o PEM extraído em outro local ou pode usar o caminho de onde ele esta para localizá-lo quando precisar dele no site do Sicoob.

Site Agencia Sicoob - Gerando o Aplicativo.

  • Crie uma conta no Portal.

    • Utilize um email de facil acesso.

    • Escolha uma senha facil de lembrar, mas segura

    • Anote os dados informados para possível consulta ou recuperação se precisar.

  • Acesse o Portal com a Conta Criada e inicie o Preenchimento dos Dados:

    • Acesse ao Portal e mande Gerar Aplicativo.

Informe dados da conta que deseja cadastrar.

  • Confirme os dados utilizando o codigo que recebera na aba de Notificações do Aplicativo Celular ou diretamente na Web Internet Banking.

  • Avance para Próxima Tela , onde dará um nome ao Aplicativo, Sugestão: eSistemLoja_ApiPix_NomeDaSuaEmpresa

  • Prossiga para próxima pagina onde utilizara a chave PEM extraída do Certificado nos passos iniciais.

  • Clicando no sinal de Mais, busque o arquivo no caminho em que foi salvo.

  • Na opção de Empresas Parceiras marque NÃO.

  • Avance para próxima pagina e Selecione a opção PIX. Estamos quase concluindo.

Confirme os dados do seu aplicativo e mande criar

  • Agora voce receberá um pedido de confirmação No Aplicativo ou não Internet Banking na aba de Noticias ou no menu Transações Pendentes. ( Se necessário consulte o Gerente de sua Conta).

Após confirmar aguarde um período que pode levar até 12 horas para que o aplicativo criado fique Ok.

Configuração Final - eSistemLoja

Configurando no Sistema. (Suporte Autocom)

  • Confira se no Menu Financeiro - Contas , já existe a conta corrente cadastrada no Sicoob para vinculo de configuração da Chave pix nas Configurações gerais do Sistema - Carteiras Digitais - Pix Online.

  • Certifique-se de conceder Permissões aos usuários que terão acesso a esta conta para possíveis conferencias (Extrato de Contas) , bem como acesso ao menu de Transações Pix para acompanhamento das Movimentações Via Pagamento PIX.

Após Conferir vá ao menu Configurações - Configurações Gerais do Sistema - Carteiras Digitais - Pix Online.

  • Configurando:

  • Habilite o QrCode Dinâmico marcando o CheckBox.

  • Informe o Client_ID.

  • Ative para Produção.

  • Vincule a conta.

  • Adicione a Chave.

  • Salve.

  • Crie a Forma pagamento Pix Instantâneo.

  • Teste utilizando movimentações / Encerramento via Pix no eSistemLoja.

Habilitando o PDV - eSistemNFCe

  • Configurando.

    • Abra o Caixa PDV - eSistemNFCe.

    • Acione o menu ADMIN (F9) - Configurações.

    • Na Aba de Vendas - Carteiras Digitais - Pix Online.

    • Informe o Gateway e configurações desejadas.

    • Salve.

Orientações sobre usabilidade

  • Integração de Cupons.

  • Conferencia Servidor eSistemLoja.

  • Extrato de Conta. (eSistemLoja)

  • Financeiro - Transações Pix. (eSistemLoja)

    • Consulta Pix.

    • Devolução.

    • Conferencia.

Last updated